Até pouco tempo atrás ter computador nas escolas era um privilégio para poucos. Mas hoje, esse privilégio é atribuido a praticamente todas as escolas públicas brasileiras, e nossos alunos tem como se comunicar com o mundo pela internet.
Para tanto, é necessário preparar a comunidade escolar para fazer uso dessa tecnologia de ponta, ao mesmo tempo em que a mesma é disseminada pelo país.Sem dúvida o computador é a tecnologia que veio para ficar. Entretanto é necessário que pessoas sejam preparadas para tal utilização. Essas pessoas, os professores, precisam ter seus objetivos definidos para tal utilização, não sendo o computador apenas mais uma tecnologia nas escolas, e para que os laborátiorios de informatica nas escolas sejam utilizados de maneira adequada, onde o professor seja o mediador do conhecimento, e os computadores não sejam utilizados como um brinquedo. Mas o que ainda encontramos são muitos professores despreparados, que não possuem um computador em casa.
Essa tecnologia é uma excelente ferramenta para a prática pedagógica escolar, transformando o processo ensino-aprendizagem, tendo esse melhores resultados. O que podemos observar ao utilizar essa nova tecnologia na prática pedagógica é um aluno mais interessado e com atenção mais pressa no processo ensino-aprendizagem. Desta forma, posso concluir que o aluno obtém melhores resultados nas avaliações, tendo como produto final, individuos autônomos, independentes, inteligentes e criativos.
Porém, a introdução de computadores nas escolas não é, nem virá a ser, uma solução para os problemas que afligem a educação. O computador não é um "bicho de sete-cabeças" e não salvará o ensino. Ele pode educar, mas também deseducar dependendo da maneira como será utilizado. Ele não substitui a inteligência e a criatividade que são essenciais aos seres humanos, ela apenas às desenvolve. O professor ainda é a chave essencial no processo ensino-aprendizagem, ocupando o lugar de mediador do conhecimento, mesmo sendo o conhecimento informatizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário